quinta-feira, 2 de agosto de 2012

FMI exorta o Japão a combater enorme dívida pública do país

O Fundo Monetário Internacional (FMI) afirmou que o Japão deveria priorizar a redução do fardo da dívida pública do país.

Em seu relatório anual sobre a economia japonesa, o FMI acolheu de bom grado o plano do governo de elevar o imposto sobre consumo para 10% até 2015.

Porém, o órgão diz que isso não será o suficiente para fazer com que o enorme déficit fiscal do Japão - que é o maior entre os países industrializados - trilhe o caminho da redução.

O Fundo Monetário Internacional exortou o Japão a implementar medidas adicionais de consolidação fiscal, incluindo a elevação do imposto sobre consumo para um patamar de no mínimo 15%, como ocorre em outras nações industrializadas.

O FMI pediu ainda que o Japão adote medidas que reduzam seus gastos com a seguridade social, incluindo o aumento da idade mínima para o pagamento de pensões.

Ministro de Política Econômica e Fiscal clama banco central do Japão a abrandar mais a política monetária

O ministro de Política Econômica e Fiscal do Japão incitou o banco central do país a abrandar ainda mais a política monetária, a fim de lidar com a alta excessiva do iene.

Motohisa Furukawa disse à imprensa na quinta-feira que o iene aumentou excessivamente em relação à maioria das moedas e que seu atual nível não reflete a realidade.

Furukawa disse que o governo e o Banco do Japão deveriam cooperar o máximo possível ao tomar as medidas necessárias para lidar com a questão.

O ministro incitou o banco a tomar as medidas a seu alcance, incluindo um maior afrouxamento monetário, a fim de estabilizar o mercado de câmbio.

A censura e a mídia em Mianmar

Em Mianmar, um encontro do presidente Thein Sein com a líder oposicionista Aung San Suu Kyi em agosto do ano passado deu início a uma onda de esforços rumo à democratização do país.
No campo da mídia também as reformas tiveram início, incluindo a amenização da censura imposta sobre as publicações do país.

No Comentário de hoje, Zaw Lu Sane, editor-chefe da Ngwe Ni, uma das maiores revistas mensais de Mianmar, faz um relato sobre a situação atual e as questões referentes à mídia no país.

A revista manteve por muitos anos uma política editorial de dar importância à política e às situações internacionais, sendo o seu público composto principalmente por intelectuais.

Perguntamos que medidas foram vistas na mídia durante o proceso de democratização de Mianmar.

O comentarista diz que já se passou um ano desde que os esforços governamentais para a democratização tiveram início. No campo da mídia também, mudanças que nunca foram vistas sob o governo militar começaram a acontecer por volta do final do ano passado. A televisão e o jornal estatal começaram a veicular fotografias do presidente Thein Sein e Aung San Suu Kyi juntos. Autoridades da censura começaram a permitir que a mídia privada, ou seja revistas semanais e mensais, publicassem artigos e fotos das atividades do partido político de Aung San Suu Kyi.

Contudo, ainda existe ceticismo no tocante a essas mudanças na mídia.

Os relatos sobre a democratização acabam funcionando de fato como uma forma de propaganda para o governo, mostrando que ele está correspondendo às expectativas da comunidade internacional, que clama por reformas.

E isso leva à suspensão de sanções, o que significa uma vitória para o governo. É necessário monitorar de perto os detalhes dos acontecimentos para se determinar se a liberalização da mídia é ou não é genuína.

O Ministério da Informação de Mianmar diz que vai abolir totalmente a censura sobre publicações, como parte do processo de democratização. Quanto a uma maior liberalização de reportagens e de expressão para a mídia, espera-se que a censura seja totalmente abolida. Mas, na realidade, apesar da diminuição da censura aberta do passado, as autoridades irão continuar exigindo cortes no conteúdo das publicações mencionando vários motivos. Os assuntos sujeitos à censura serão aqueles que refletem questões sociais como a pobreza.

O grande desafio da mídia é como reportar questões ilegais e injustas que poderiam ser chamadas de legado negativo do governo militar.
O papel da mídia é revelar e transmitir a voz do povo que clama por reformas, para que a democracia possa fincar raízes em Mianmar.

Este foi o Comentário.

Site da ONU com relatos de sobreviventes dos bombardeios atômicos de Hiroshima e Nagasaki é aberto na internet

As Nações Unidas disponibilizaram uma série de relatos dos sobreviventes da bomba atômica que vivem nas Américas do Norte, Central e do Sul. Os relatos estão disponíveis na internet com legendas em diferentes idiomas.

O projeto online foi organizado depois de um pedido feito pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki Moon, para que os testemunhos dos sobreviventes da bomba atômica fossem preservados para as novas gerações. O pedido foi feito em 2010, quando Ban se tornou o primeiro secretário-geral das Nações Unidas a visitar as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki.

A ONU participou do projeto ao lado do cineasta japonês Shinpei Takeda. Ele gravou as histórias dos sobreviventes dos bombardeios atômicos de Hiroshima e Nagasaki, que, mais tarde, passaram a viver nos Estados Unidos e em outros países das Américas do Sul e Central.

Doze pessoas são apresentadas no site em questão. Seus relatos estão disponíveis com legendas em português, japonês, chinês, árabe e sete outros idiomas.

Kaoru Ito, de 90 anos, que mora em São Paulo, afirma no site que somente aqueles que testemunharam a devastação provocada pelos bombardeios atômicos podem compreender realmente como as armas nucleares são maléficas.

Ito diz ter sentido necessidade de compartilhar sua história com os jovens, para que as futuras gerações não se esqueçam do perigo.

Autoridades locais de Okinawa exigem cancelamento do plano de posicionamento do Osprey

Autoridades locais de Okinawa pediram o cancelamento de um plano dos Estados Unidos de posicionamento do avião de transporte MV-22 Osprey em uma base militar americana na província.

Na quinta-feira, líderes de cidades e vilarejos de Okinawa apresentaram seu pedido ao ministro da Defesa, Satoshi Morimoto, em Tóquio.

Morimoto deve visitar Washington a partir de sexta-feira para manter conversações com sua contraparte dos Estados Unidos, Leon Panetta. O ministro japonês também deve experimentar um voo a bordo do Osprey.

Os líderes pediram a Satoshi Morimoto que transmita a opinião contrária deles ao governo americano no tocante ao posicionamento do controverso avião de rotores inclináveis em Okinawa.

Moradores da região estão cada vez mais preocupados quanto à segurança do Osprey após uma série de quedas envolvendo a aeronave de transporte.

Uma manifestação contra o posicionamento do Osprey está planejada para ocorrer no próximo domingo em Okinawa. Os organizadores visam reunir mais de 50 mil pessoas no protesto.

Premiê japonês tenciona se encontrar com manifestantes que são contra o uso de energia nuclear

O governo japonês está considerando realizar um encontro entre o premiê Yoshihiko Noda e civis que protestam contra o uso de energia nuclear.

O governo aparentemente espera que o encontro sirva de oportunidade para que Noda ouça diretamente a opinião dos manifestantes e também explique a política do governo que tem a finalidade de reduzir a dependência da energia nuclear promovendo a energia renovável.

A decisão foi tomada em meio à difusão de protestos antinucleares no país. Em Tóquio, manifestações semanais em frente à residência oficial do premiê passaram a ter um maior número de participantes, depois de um reator da usina nuclear de Ooi, na província de Fukui, ter sido reativado no mês passado. Os organizadores vêm realizando manifestações desde março, principalmente às sextas-feiras.

Na terça-feira, um grupo multipartidário de legisladores que apoiam o abandono da utilização de usinas de energia nuclear se encontrou com membros de um grupo civil que organiza as manifestações semanais em Tóquio. O ex-premiê Naoto Kan disse no encontro que ele vai tentar agendar uma reunião entre o grupo e o premiê Noda.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Torre Skytree, em Tóquio, recebe milionésimo visitante

A maior torre de transmissão do mundo, Tokyo Skytree, comemorou seu milionésimo visitante na quarta-feira, 72 dias após sua inauguração.

A torre, de 634 metros de altura, tem dois observatórios, um aos 350 e outro aos 450 metros. A companhia que administra a torre realizou uma cerimônia para o sortudo visitante e sua família, provenientes da província de Nagano, região central do Japão. Esta foi a primeira visita da família, que se encontra em férias de verão, à torre Skytree.